Muda Mata

 
 
 
 
 

 

A Mata Atlântica está perdendo sua área (está reduzida a menos de 7%) e, além disso, está perdendo a sua diversidade! Já pensou nisso?
Tito Tortori, professor de Ciências da EDEM, pensou! E teve a ideia de continuar produzindo mudas nativas para devolvê-las ao lugar que lhes pertence - A Mata Atlântica. Este é o principal mote do Muda Mata: um projeto de Educação Ambiental pensado para o contexto escolar, ancorado pelas mídias sociais (facebook e blog) e usa QR-codes nos porta mudas, em exposição/criação nos corredores da escola, para permitir um acesso ágil as informações sobre as espécies:

- O projeto tem como objetivo principal compartilhar saberes sobre as árvores nativas da Floresta Atlântica, reinaugurando esses saberes na memória afetiva do público, com a produção de mudas  como pano de fundo - explica Tito.

 Além disso, por envolver o reuso de embalagens tetrapak e potes de sorvete, o projeto ainda promove ações de sustentabilidade que favorecem a redução do descarte desses resíduos.

- Ao culminar com o plantio das mudas pelos interessados, objetivamos inaugurar a ideia de que é plenamente viável que pessoas comuns, em áreas restritas em suas casas, possam apoiar processos de recomposição florestal, contribuindo assim para a recuperação do bioma, dos mananciais de água, do aquecimento global pelo sequestro de carbono, além da preservação espécies em processo de extinção, do aumento da biodiversidade e da percepção do impacto das espécies exóticas invasoras tanto no meio urbano quanto na própria Floresta Atlântica - ressalta o professor.

Paralelamente, essas mudas vão ser usadas como um objeto de aprendizagem, servindo para comunicar aos alunos, professores, pais e comunidade, informações sobre essas mudas como o nome vulgar, o nome científico, características etc.

Não é um projeto fantástico? :-)