EDUCAÇÃO AMBIENTAL





EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDEM: DESDE QUANDO? 
A preocupação com a educação ambiental na EDEM remonta à própria fundação da escola, uma vez que a EDEM sempre valorizou a formação do cidadão. A temática foi bastante explorada nas aulas convencionais, sobretudo as de Ciência, Biologia e Geografia. Por volta de 2005, quando foram criadas disciplinas específicas sobre a Questão Ambiental no formato de oficinas oferecidas na grade para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, esse processo se intensificou. Nessa mesma época, a EDEM passou a estender os cuidados ambientais ao cotidiano da escola (redução de copos descartáveis, criação de latas de lixo diferenciadas entre recicláveis e não-recicláveis, redução de consumo de papel, entre outros) e intensificou as discussões sobre o tema com os professores dos diversos segmentos (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).

EM SALA DE AULA


A EDEM incentiva a interação entre os diferentes segmentos e as ações ambientais tornaram-se um ponto a mais de convergência entre alunos de diferentes idades. É comum ver alunos de oficinas de Meio Ambiente interagindo com alunos da Educação Infantil como parte da proposta do curso. Com as crianças da Educação Infantil e do Horário Extensivo é muito enfatizado o reaproveitamento de materiais e o combate ao desperdício. As professoras e crianças têm como rotina trabalhar com sucata não só nas aulas de artes, mas no dia a dia em sala de aula, assim como são estimuladas a evitar o consumo excessivo de água e o descarte indiscriminado de alimentos.

COMO FOI O TRABALHO NOS ÚLTIMOS ANOS


Os avanços são muitos não só em sala de aula como também no cotidiano da escola. Nos últimos 10 anos, a EDEM implementou a coleta seletiva com destinação adequada para os resíduos sólidos, diminuiu drasticamente o consumo de copos plásticos, reduziu o consumo de papel ao adotar medidas simples como a comunicação com pais e responsáveis via circulares eletrônicas, difundiu entre os alunos o hábito da garrafinha de plástico para água, implementou a coleta permanente de óleo de cozinha, pilhas e baterias e, em parceria recente com a Secretaria Estadual do Ambiente, fez da escola um ponto de coleta de lixo eletrônico não só para pais, funcionários e professores, mas também para a comunidade e vizinhança.

AÇÕES INSTITUCIONAIS:


COLETA DE LIXO ELETRÔNICO: Em 2012, firmamos uma parceria com a “Fábrica Verde”, vinculada à Secretaria Estadual do Ambiente, para recolher materiais eletrônicos na escola. Desde 2014, a Fábrica Verde deixou de funcionar, mas a EDEM continuou a fazer coleta de lixo eletrônico, observando o mesmo princípio por ela implementado: possibilitar que equipamentos em desuso voltem a ser usados. Desde então, a doação recebida passa primeiro por uma triagem do profissional da informática da escola. Nessa triagem, recolhe-se o que pode ser reaproveitado na própria escola, para consertar ou montar máquinas para serem doadas a funcionários. A parte do lixo que é descartada na EDEM é despachada para a cooperativa COOPAMA.

- COLETA DE ÓLEO DE COZINHA: Todos podem contribuir, levando para a escola o óleo usado na cozinha de casa, acondicionado em garrafas PET. O óleo coletado será recolhido por  uma empresa especializada que vai usar o material como matéria-prima para a fabricação de sabão. O assunto é sério: estima-se que cada família consuma 1,5 litros de óleo por mês. E cada litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água (dados da SABESP – Cia de Saneamento Básico do Estado de SP).

- LATAS DE COLETA SELETIVA: Há alguns anos, as latas de lixo da escola foram rearrumadas para estarem sempre em pares: uma para lixo comum (restos de comida, embalagens de papel e plástico sujas) e outra para lixo reciclável (copos de plástico descartáveis e de sucos e mate, papeis). Uma vez por semana, a companhia de limpeza do município recolhe todo o material que é depositado nas latas para lixo reciclável.
- CUIDADO COM LIVROS DIDÁTICOS, PARADIDÁTICOS E DE LITERATURA: Desde 2013, oferecemos às famílias de nossos alunos espaço para realizarem um sebo para comprar livros usados a preços acessíveis. Para participar, o livro tem que estar em bom estado e, para isso, os alunos devem cuidar bem dos seus exemplares ao longo do ano.

QUEM RESPONDE PELA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO INSTITUCIONAL:
Os consultores de Educação Ambiental da EDEM: Fábio Pereira (geógrafo e professor) e Isabelle Gomes (geógrafa e jornalista).


QUEM RESPONDE PELO PROJETO MUDAMATA:
Tito Tortori (biólogo) - Professor de Ciências da EDEM

QUEM RESPONDE PELA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SALA DE AULA:As coordenações pedagógicas dos segmentos