EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDEM: DESDE
QUANDO?
A preocupação com a educação ambiental na EDEM remonta à própria
fundação da escola, uma vez que a EDEM sempre valorizou a formação do cidadão.
A temática foi bastante explorada nas aulas convencionais, sobretudo as de
Ciência, Biologia e Geografia. Por volta de 2005, quando foram criadas
disciplinas específicas sobre a Questão Ambiental no formato de oficinas
oferecidas na grade para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, esse processo
se intensificou. Nessa mesma época, a EDEM passou a estender os cuidados
ambientais ao cotidiano da escola (redução de copos descartáveis, criação de
latas de lixo diferenciadas entre recicláveis e não-recicláveis, redução de
consumo de papel, entre outros) e intensificou as discussões sobre o tema com
os professores dos diversos segmentos (Educação Infantil, Ensino Fundamental e
Ensino Médio).
EM SALA DE AULA
A EDEM incentiva a interação entre os diferentes segmentos e as ações
ambientais tornaram-se um ponto a mais de convergência entre alunos de
diferentes idades. É comum ver alunos de oficinas de Meio Ambiente interagindo
com alunos da Educação Infantil como parte da proposta do curso. Com as
crianças da Educação Infantil e do Horário Extensivo é muito enfatizado o
reaproveitamento de materiais e o combate ao desperdício. As professoras e
crianças têm como rotina trabalhar com sucata não só nas aulas de artes, mas no
dia a dia em sala de aula, assim como são estimuladas a evitar o consumo
excessivo de água e o descarte indiscriminado de alimentos.
COMO FOI O TRABALHO NOS ÚLTIMOS ANOS
Os avanços são muitos não só em sala de aula como também no cotidiano da
escola. Nos últimos 10 anos, a EDEM implementou a coleta seletiva com
destinação adequada para os resíduos sólidos, diminuiu drasticamente o consumo
de copos plásticos, reduziu o consumo de papel ao adotar medidas simples como a
comunicação com pais e responsáveis via circulares eletrônicas, difundiu entre
os alunos o hábito da garrafinha de plástico para água, implementou a coleta
permanente de óleo de cozinha, pilhas e baterias e, em parceria recente com a
Secretaria Estadual do Ambiente, fez da escola um ponto de coleta de lixo
eletrônico não só para pais, funcionários e professores, mas também para a
comunidade e vizinhança.
AÇÕES INSTITUCIONAIS:
- COLETA DE LIXO ELETRÔNICO: Em 2012, firmamos uma parceria
com a “Fábrica Verde”, vinculada à Secretaria Estadual do Ambiente, para
recolher materiais eletrônicos na escola. Desde 2014, a Fábrica Verde deixou de
funcionar, mas a EDEM continuou a fazer coleta de lixo eletrônico, observando o
mesmo princípio por ela implementado: possibilitar que equipamentos em desuso
voltem a ser usados. Desde então, a doação recebida passa primeiro por uma
triagem do profissional da informática da escola. Nessa triagem, recolhe-se o
que pode ser reaproveitado na própria escola, para consertar ou montar máquinas
para serem doadas a funcionários. A parte do lixo que é descartada na EDEM é
despachada para a cooperativa COOPAMA.
- COLETA DE ÓLEO DE COZINHA: Todos podem contribuir, levando para a escola
o óleo usado na cozinha de casa, acondicionado em garrafas PET. O óleo coletado
será recolhido por uma empresa especializada que vai usar o material como
matéria-prima para a fabricação de sabão. O assunto é sério: estima-se que cada
família consuma 1,5 litros de óleo por mês. E cada litro de óleo pode poluir
até um milhão de litros de água (dados da SABESP – Cia de Saneamento Básico do
Estado de SP).
- LATAS DE COLETA SELETIVA: Há alguns anos, as latas de lixo da escola
foram rearrumadas para estarem sempre em pares: uma para lixo comum (restos de
comida, embalagens de papel e plástico sujas) e outra para lixo reciclável
(copos de plástico descartáveis e de sucos e mate, papeis). Uma vez por semana,
a companhia de limpeza do município recolhe todo o material que é depositado
nas latas para lixo reciclável.
- CUIDADO COM LIVROS DIDÁTICOS, PARADIDÁTICOS E DE LITERATURA: Desde
2013, oferecemos às famílias de nossos alunos espaço para realizarem um
sebo para comprar livros usados a preços acessíveis. Para participar, o livro
tem que estar em bom estado e, para isso, os alunos devem cuidar bem dos seus
exemplares ao longo do ano.
* QUEM RESPONDE PELA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO INSTITUCIONAL:
Os consultores de Educação Ambiental da EDEM: Fábio Pereira (geógrafo e
professor) e Isabelle Gomes (geógrafa e jornalista).
* QUEM RESPONDE PELO PROJETO MUDAMATA:
Tito Tortori (biólogo) - Professor de Ciências da EDEM
* QUEM RESPONDE PELA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SALA DE AULA:As coordenações
pedagógicas dos segmentos